quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Imprensa Oficial de Sergipe completa 122 anos.

Do impresso ao digital


Texto publicado originalmente no site da Segrase, em 22/08/2017

Imprensa Oficial de Sergipe completa 122 anos.

Além de revelar aspectos da vida política do Estado, ela também se apresenta como a construtora de uma narrativa para a nossa Sergipanidade.
  
Veículo de comunicação autorizado a emitir periódicos e outras publicações de divulgação de decisões e comunicados oficiais do governo estadual, a Imprensa Oficial do Estado de Sergipe celebra 122 anos de existência nesta quinta-feira, 24 de agosto. Além de revelar aspectos da vida política do Estado, ela também se apresenta como a construtora de uma narrativa para a nossa Sergipanidade.

A história da Imprensa Oficial do Estado de Sergipe, se inicia a partir da Lei 104, idealizada em 5 de dezembro de 1894, por Manoel Prisciliano de Oliveira Valadão. Sancionada em 24 de agosto de 1895, esta lei permitiu, somente em 1º de setembro do mesmo ano, a circulação do primeiro Diário Oficial de Sergipe.

Em 1919, o Brasão do Estado criado pelo professor Brício Cardoso, passa a ser estampado nos periódicos. Além das publicações e comunicados oficiais do Estado, o Diário reproduzia assuntos culturais, sociais, entre outros.  Após alguns anos de sua impressão, o governador Lourival Batista, por meio de decreto de Lei, transforma a Imprensa Oficial em Empresa Pública, a atual Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase).

Interação entre as instituições

Por meio do Dário Oficial do Estado de Sergipe, a Imprensa Oficial permitiu que houvesse interação de todos os atos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como do Tribunal de Contas do Estado, Procuradoria Geral de Justiça e Defensoria Pública do Estado para com a sociedade.

Segundo o Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro, esta interação entre as instituições é uma demanda do tempo presente e não acontecia no passado com a presteza de hoje. “À medida que as comunicações se intensificavam e que a sociedade ia se dinamizando, com a reorganização do espaço público, por exemplo, e os reordenamentos jurídicos advindos das inúmeras constituições que tivemos, passou-se a ser necessária uma maior interação, capitaneada pelo crescimento das novas formas de comunicação midiática e o aumento da celeridade da propagação das informações, seja impressa, seja digital”, explica.

Acontecimentos históricos

O Diário Oficial cobriu dois dos acontecimentos mais importantes do nosso país em diferentes épocas. Noticiou os conflitos da Guerra de Canudos com coberturas diárias e correspondências com outros jornais até o extermínio do bando de Antônio Conselheiro, e ainda, a visita, em 1933, do Presidente da República, Getúlio Vargas, que percorria todo o país, ao estado de Sergipe, ocasião em que criou a Associação Sergipana de Imprensa – ASI.

Modernização

Com a necessidade de se ter uma comunicação oficial mais acessível e acompanhando a evolução tecnológica, em 21 de junho de 2012, por meio de um decreto assinado pelo ex-governador Marcelo Déda, o Diário Oficial entra de vez no mundo virtual, sendo lançado oficialmente em 03 de dezembro de 2012.

A partir do mês de agosto de 2017 a Segrase está iniciando o processo de digitalização de todas as edições do Diário Oficial de Sergipe, numa parceria com a Universidade Tiradentes (Unit). Ao todo, serão mais de cem anos de história disponibilizados para o público de forma rápida e acessível, podendo ser adquirida em qualquer lugar do mundo.

Para o Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro, esta iniciativa vem ao encontro dos anseios de pesquisadores, mas também representa a salvaguarda de parte representativa da memória sergipana. “Além de facilitar o acesso à informação, hoje, de importância histórica, colabora para a proteção da materialidade do impresso, frente a seu desgaste temporal. Acredito que a iniciativa, uma vez concretizada, garantia que novas páginas da História de Sergipe sejam escritas, dinamizando a pesquisa, também, em outras áreas do conhecimento humano”, afirma.

O atual presidente da Segrase, Ricardo Roriz, reconhece a importância da Imprensa Oficial e destaca que, a partir da digitalização destas edições do Diário, as informações estarão mais acessíveis à população. “É evidente que toda a trajetória da Imprensa Oficial contribuiu com a evolução política, econômica e social de Sergipe. Desde sua fundação, ela vem mantendo e aprimorando seu padrão de qualidade e seu compromisso com a informação e com a transparência, e agora, com a digitalização de todas as edições, será permitindo que todos o acessem de forma rápida e democrática”, destaca.

Texto reproduzido do site: segrase.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário